Marcadores

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Validação de Dados

Olá amigos!

Neste artigo vamos informar um pouco sobre o que é a validação de dados no Excel, como aplicar este recurso e como utilizar um pouco de VBA para brincar com as listas de seleção.


O que é validação de dados?


Trata-se de um recurso do Excel que pode ser usado para definir restrições em quais dados podem ou devem ser inseridos em uma célula. Podemos utilizar este recurso para impedir que os usuários insiram dados inválidos, ou podemos permitir que os usuários insiram dados inválidos, mas avisá-los quando tentarem digitar estes tipos de dados na célula. Também podemos fornecer mensagens para definir a entrada esperada para a célula, além de instruções para ajudar os usuários a corrigir erros.




Como aplicar este recurso




No exemplo que faremos no final do texto aplicaremos a validação de dados nas células destacadas em amarelo, mostradas na Figura 1:




Figura 1



Agora selecione as células em amarelo e vá para o grupo Dados, em seguida clicar em Validação de Dados (círculo vermelho mostrado na Figura 2)






Figura 2



Se tudo foi feito corretamente, será exibida a janela mostrada na Figura 3. Aqui podemos configurar o Critério de validação (que valores serão permitidos nas células), a Mensagem de Entrada (mensagem exibida quando a(s) célula(s) forem selecionadas e o Alerta de erro (Mensagem que será exibida quando o usuário inserir dados inválidos). Antes de seguir para o nosso exemplo, vamos falar mais a respeito do recurso de validação de dados.




Figura 3


A janela de validação de dados possui 3 abas, chamadas de Configurações, Mensagem de Entrada e Alerta de erro.
Em Configurações, podemos alterar os critérios de validação, onde podemos permitir (Figura 4):
  • Que qualquer valor seja inserido na célula (Figura 5);
  •  Permitir que números inteiros sejam inseridos nas células, onde podemos refinar definindo se os dados inseridos deverão estar entre um intervalo definido, ou ser maior do que um determinado número, etc. (Figura 6);
  • Permitir que números decimais sejam inseridos nas células, de forma semelhante a permissão para inserir números inteiros.
  •  Permitir inserir nas células dados pertencentes a uma lista (usaremos listas no nosso exemplo);
  • Permitir que datas sejam inseridos nas células;
  • Permitir que horas sejam inseridos nas células;
  • Permitir que textos sejam inseridos, onde poderá ser definido o comprimento do mesmo;
  • Critérios de validação personalizados, onde poderíamos definir nossa própria lógica de validação;

Figura 4

Figura 5

Figura 6

Em Mensagem de entrada podemos definir ser haverá ou não mensagem quando as células forem selecionadas, o título mostrado na mensagem de entrada e o corpo da mensagem (Figura 7).

Figura 7

Já em Alerta de erro, podemos fazer com que o Excel exiba mensagem de erro caso os dados inseridos nas células não atendam os critérios definidos  em Configurações (Figura 8).

Figura 8

E agora o nosso exemplo


Conforme informado anteriormente, primeiro aplicaremos a validação de dados nas células destacadas em amarelo na Figura 1, onde o critério de validação será uma lista Um, Dois, Três e Quatro.
Vá em Validação de Dados, Configurações e em Permitir: escolha a opção Lista (Figura 9).

Figura 9

Na caixa de texto abaixo de Fonte: escreva Um; Dois; Três; Quatro (Figura 10). O ponto-e-vírgula separa os elementos da lista.

Figura 10

Agora quando uma das células em amarelo for selecionada aparecerá ao lado uma seta, onde ao clicar aparecerá uma lista com valores informados na validação.

O objetivo agora é criar uma Macro que insira uma cópia do valor inserido na célula a partir da lista na mesma linha, porém em uma coluna mais a direita, registrando o histórico de valores selecionados, conforme animação abaixo


Para isso, vá para o editor do VBA e insira o código abaixo:


Feito isso é só testar e ver que ao selecionar um valor na lista em uma das células amarelas, o valor escolhido será inserido a direita, mantendo o histórico dos valores selecionados.