Marcadores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Exemplo de Gráfico

Olá amigos!

Agora eu irei lhes mostrar como gerar um gráfico a partir da planilha abaixo:

Figura 1

Agora vá na guia Inserir -> Linhas


Figura 2

Selecione o tipo de gráfico que mais gostar

Deverá aparecer um gráfico em branco como mostra a figura 3

Figura 3

Clique com o botão direito sobre o gráfico e clique sobre Selecionar Dados


Figura 4

Você verá uma nova janela onde temos as opções entradas de Legenda (será o nosso eixo y) e Rótulos do eixo Horizontal (será o nosso eixo x). Clique sobre Adicionar abaixo de entrada de Legenda


Figura 5

O nome da série será Gráfico e os valores serão os da coluna B, D e F. clique em OK

Depois Edite os Rótulos do Eixo Horizontal, colocando os valores das colunas A,C,E

Depois confirme as alterações e pronto, terá o gráfico como na figura abaixo


Figura 6



domingo, 31 de julho de 2011

Exemplo Simples com PROCV

Olá amigos!

Agora eu irei lhes explicar como usar o PROCV

vejam esta planilha mostrada na figura 1

Figura 1

A idéia é que o campo DPTO seja preenchido automaticamente de acordo com o valor inserido no campo cód. Loja. Para isso vamos utilizar um PROCV, faça como mostra a figura 2:

Figura 2

Se fizer direitinho, teremos algo como na figura 3

Figura 3




Exemplo Simples de Licitação de Empresa

Ola amigos!

Agora irei mostrar um exemplo de como obter a empresa vencedora de uma licitação. Para o nosso exemplo vejam os dados fornecidos na figura 1:

Figura 1

O campo Empresa mostra o nome da empresa que está concorrendo na licitação, enquanto que as Etapas x, y e z mostram os preços que cada empresa estão oferecendo pelo serviço, o campo Total exibe o resultado das somas e o campo Empresa Vencedora retorna a empresa que ganhou a licitação.

As etapas seguintes serão bem simples. Primeiro clique sobre a célula A2 e escreva a fórmula =F2, na fórmula A3 escreva =F3 e assim por diante (vamos copiar os valores do campo Total na coluna A). A figura 2 mostra esta primeira parte

Figura 2

Agora iremos ocultar a coluna A por questões de estética (uma boa apresentação é fundamental, sempre). Agora iremos escrever a seguinte fórmula na célula H3:

=PROCV(MÍN(A2:A4);A2:F4;2;FALSO)

Tecle ENTER

Veja que o resultado retornado foi a empresa ganhadora da licitação (neste caso foi a empresa C).

 Figura 3

Espero ter ajudado. Se quiserem falar comigo me mandem um e-mail: rtdcs.eng@gmail.com

Muito Obrigado

sábado, 30 de julho de 2011

Retornar o Período do Dia de Acordo com a Hora Atual

Ola amigos!

Agora eu irei mostrar como criar uma planilha que retorne o período do dia de acordo com a hora atual.

Como eu sempre gosto de fazer, vamos usar uma dúvida real de uma pessoa. Esta pessoa quer que a planilha retorne no campo período 1 quando a hora atual estiver entre 09:00:00 e 17:59:59, retorne 2 quando a hora estiver entre 18:00:00 e 23:59:59 e retorne 3 quando a hora estiver entre 00:00:00 e 08:59:59.

Pois bem, agora vamos a nossa planilha excel. A figura 1 mostra uma planilha bem simples, mas que ilustra bem o nosso desafio.

Figura 1

O campo Horas Referência contém os valores que serão usados como referência para mudança de período.O campo Hora será usado para obter a hora atual ou caso queiramos inserir uma hora qualquer e o campo Período retornará em qual período se encontra o valor inserido no campo Hora.

No campo período entre com a seguinte fórmula:

=SE(E(A5>A2;A5<=B2);1;SE(E(A5>B2;A5<=C2);2;3))

No campo Hora use a função AGORA()-HOJE(), como mostra a figura 2


Figura 2


Pronto, a nossa planilha está terminada, como podemos ver na figura 3


Figura 3

Caso tenham mais problemas ou dúvidas, me enviem um e-mail com a sua dúvida:

rtdcs.eng@gmail.com

Criando Planilha de Acompanhamento de Serviço

Ola Pessoal!

Agora irei lhes mostrar como criar uma planilha de acompanhamento de serviço passo-a-passo.

Vamos supor que uma pessoa em seu trabalho receba duas comissões diferentes: Uma ao realizar um serviço de  configuração de NFE e outro ao instalar um software, recebendo R$20,00 pelo primeiro serviço e R$10,00 pelo segundo. Dados adicionais necessários são: data do serviço, nome do cliente e detalhes do serviço. A pessoa irá preencher esta planilha durante o mês, e no final do período será exibido o valor que tem direito a receber.

A figura 1 mostra uma possível formatação desta planilha:

Figura 1

No campo comissões a pessoa irá inserir o quanto receberá de comissão para cada atividade, enquanto que o campo valor a receber retornará o valor a que terá direito no fim do mês.

O campo tipo de serviço só poderá ser preenchido com os serviços configuração de NFE e instalação de Software, então iremos limitar este campo para estes dois tipos de possibilidades. Para isso primeiro vamos selecionar todos as células do campo Tipo de Serviço e em seguida vá em Dados -> Validação de Dados. Se fizer tudo direitinho, você verá uma janela como a da figura 2.

Figura 2

Em permitir: selecione Lista, e no campo Fonte digite Conf. NFE;Inst. Software, ficando como na figura 3

Figura 3

Tecle OK

O que você fez foi limitar os dados inseridos, onde as únicas opções possíveis são Conf. NFE e Inst. Software. O ponto-e-vírgula (;) serve como separador entre os textos.

Para terminar, vamos inserir a fórmula que calculará o valor a receber. Digite o seguinte sobre a célula F11:
=CONT.SE($C$2:$C$25;"Conf. NFE")*$F$4+CONT.SE($C$2:$C$25;"Inst. Software")*$G$4

Tecle ENTER

Se tudo for feito certinho, teremos a nossa planilha pronta, como o exemplo abaixo

Figura 4




Como Formatar Eixos no Excel

Ola amigos!

Agora irei lhes mostrar como formatar os eixos em um gráfico Excel.

Primeiramente vamos visualizar os dados que serão plotados. Vamos supor que eu queira o gráfico dos rendimentos pessoais mês a mês durante o ano. Estes dados estão mostrados na figura 1

Figura 1

Agora iremos plotar o gráfico. Vamos utilizar neste exemplo o gráfico como linhas 2D. A figura 2 ilustra o gráfico gerado. Observe que o modo como os dados foram apresentados estão muito feios e observem também que podemos melhorar a sua visualização alterando os eixos exibidos.

Figura 2


Para alterar os eixos exibidos, clique com o botão direito sobre o eixo desejado (no nosso caso será o eixo vertical) e clique em seguida sobre formatar eixo. Teremos então a figura 3.


Figura 3

Vá até opções de eixo. É lá que você irá alterar os valores mínimo e máximo do eixo, os valores de unidade primária e secundária (caso queira) de subdivisão, tipos de marca, etc. Eu irei colocar como mínimo do eixo 10000 e máximo 18000, unidade principal como fixo em 1000 e unidade secundária como fixa em 400. O resultado é mostrado na figura 4. 

Figura 4

Como podemos ver, melhorou bastante a aparência do gráfico. Agora é só você ir mexendo e aprendendo (e usar bom senso, é claro).

Como Achar um Valor Aproximado em uma Tabela Excel

Boa tarde Amigos!

Hoje eu irei explicar como obter um valor aproximado em uma Tabela Excel.

Para quem pensa que a resposta é PROCV tome cuidado, pois o Excel neste caso não retorna o valor mais próximo, e sim o valor mais próximo menor do que ou igual ao valor inserido (e mesmo assim a tabela tem que estar em ordem crescente).

Para iniciar, vamos criar um exemplo fictício. Veja a figura 1 abaixo:


Figura 1

Nas linhas do campo Valores Tabela teremos os valores que serão comparados com o Valor Inserido, e o valor mais próximo será retornado no campo Valor Obtido.

Como somos bons alunos de matemática, sabemos que o valor mais próximo pode ser obtido através do menor valor absoluto das diferenças entre o Valor Inserido e cada valor de Valores Tabela. Vamos ver no nosso exemplo como fica:

Vamos colocar no campo Valor Inserido o valor de 200. Quando terminarmos, o valor obtido no campo Valor Obtido deverá ser de 195, que é o valor mais próximo dentre os valores do campo Valores Tabela
Para obtermos o valor absoluto das diferenças, vamos utilizar a função ABS, como mostrado na figura 2.


Figura 2

Depois de digitar a função ABS conforme figura acima e teclar ENTER, teremos então a figura 3.

 Figura 3

Fazendo de modo análogo para todos os valores do campo Valores Tabela temos:

Figura 4

Observe que na figura 4 temos o menor valor absoluto das diferenças para o valor 195 do campo Valores Tabela (como era esperado).

Para fechar com chave de ouro, basta agora fazermos um PROCV. O Valor procurado será o mínimo valor obtido na coluna A e o valor retornado estará na coluna B.


Figura 5

Dando ENTER após digitar conforme a figura 5, obtemos enfim o resultado (mostrado na figura 6).


Figura 6


Espero que tenham gostado desta dica simples.

Estou aqui para quaisquer dúvidas e/ou sugestões.

Uma dica: Pratiquem sempre, só assim vocês ficarão craques em qualquer coisa

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao site Excelência Excel.

Como o próprio nome já sugere, estou criando este site para compartilhar um pouco do que eu sei sobre Excel. Esta ferramenta útil e prática ajuda muitas pessoas em seu dia de trabalho (podemos, por exemplo, utilizar o excel para gerar relatórios gerenciais, fazer estudos de análise de risco, administrar escalas, etc.), de modo bem simples. Como eu não sou o dono da verdade (muito longe disso), eu imagino que este blog será também uma enorme fonte de aprendizado para mim (eu espero aprender muito com vocês leitores), por isso em breve eu criarei comunidades e páginas em redes sociais.

É impressionante como uma ferramenta que é tão fácil de aprender possa nos dar uma tremenda liberdade. Com o passar dos dias eu irei escrever neste blog alguns exemplos que comprovem esta afirmação. 

Chega de enrolar e vamos trabalhar.

Atenciosamente,

Robson